O processo digestivo tem início na boca. Quando chega ao intestino, o alimento precisa passar por diversas contrações musculares para que transite por todo o trato intestinal. E se algo impede a passagem do bolo alimentar parcial ou totalmente pelo intestino é uma evidência da obstrução intestinal. A barreira pode ser mecânica ou causada por uma paralisia do movimento peristáltico do íleo, aquele que impulsiona o bolo alimentar pelo tubo digestivo. Em geral, a obstrução mecânica é causada pela presença de tumores, cicatrizes ou até mesmo aderências na parede do intestino. Fezes compactadas, hérnias, vermes e infecções também podem causar a paralisação mecânica.

Em caso de algum problema, normalmente o corpo emite sinais, como a distensão abdominal, cólicas e gases. Uma das formas de se detectar a obstrução intestinal é por meio do exame de tomografia abdominal. A Clínica São Matheus tem experiência comprovada em diagnósticos por imagem, com laudos sistematicamente processados e revisados por especialistas na área de diagnóstico por imagem.

Caso perceba algum sintoma de obstrução intestinal, procure o seu médico de confiança e, se precisar, vá até uma das unidades da Clínica São Matheus. Estamos prontos para bem atender você.

 

Fonte: Portal ABCMED