Dica de Saúde - Dor nas articulações e vermelhidão na pele podem ser artrite

As articulações são estruturas revestidas de cartilagem que unem os ossos. A artrite é a inflamação dessas estruturas e tem causas diversas. Apesar de existir mais de cem diferentes tipos de artrite, as mais comuns são as chamadas artrites reumatoides e as artroses. Elas podem aparecer em decorrência de traumas, do desgaste natural das articulações, de infecções e de doenças autoimunes. Como a articulação funciona como um amortecedor e absorve os choques entre os ossos, sua inflamação provoca dor intensa, inchaço, dificuldade de mobilidade articular, aquecimento e vermelhidão.

 

Existem fatores que colaboram para o surgimento das artrites, como a idade, o histórico familiar, a ocorrência de lesões e a obesidade. Ou seja, pessoas obesas e idosas tendem a sofrer deste tipo de inflamação mais facilmente, principalmente na região do quadril e joelhos nas quais o sobrepeso causa uma maior pressão. As mulheres também têm maiores chances de desenvolver a doença do que os homens.

 

Prestar atenção aos sintomas - dores persistentes nas articulações com duração superior a três dias, vermelhidão na pele na região da articulação, febre e dificuldade de movimentar as mãos, dedos, braços, pernas e joelhos - e procurar atendimento médico especializado são medidas que ajudam a prevenir a doença e chegar ao diagnóstico precoce, que é essencial para o bom tratamento.

 

O médico reumatologista é o especialista que cuida das artrites. Para o diagnóstico são recomendados exames de sangue e de imagens, como a radiografia, a tomografia computadorizada, a ressonância magnética ou a ultrassonografia. A Clínica São Matheus oferece todos esses exames. Consulte seu médico e, se precisar, conte com a gente para cuidar de você.

 

 

(foto: Freepik)

Publicado em: 10/05/2018
Diretor Técnico
Dr.Maurício Fogliatto Zacarias
CRM/GO 13525
Radiologia e Diagnóstico por Imagem - RQE Nº 7665
Copyrights © 2016 - Clínica São Matheus - Diagnósticos por Imagem