A importância da ultrassonografia no pré-natal

O acompanhamento pré-natal é muito importante para a saúde da gestante e o desenvolvimento saudável do bebê. Esse acompanhamento médico, que deve começar logo após a descoberta da gravidez, é fundamental para a saúde da futura mãe e pode ajudar, por exemplo, a antecipar o diagnóstico de possíveis doenças que o bebê possa apresentar e a direcionar qual o tratamento deverá ser feito para que a criança se desenvolva bem.

Um dos exames que integra o pré-natal é a ultrassonografia. Trata-se de um método não invasivo, prático e que não apresenta riscos à saúde, pois não utiliza radiação ionizante, apenas ondas sonoras.

Quando se fala em ultrassonografia durante o pré-natal, muitas mães aguardam ansiosas pela realização do exame pensando na identificação do sexo do bebê. Mas, além desta identificação não ser 100% precisa, os benefícios deste exame de diagnóstico por imagem vão muito além. Confira:

A ultrassonografia transvaginal, realizada entre 5ª e a 8ª semana de gestação, possibilita visualizar o embrião e o saco gestacional, calcular o tempo de gravidez, a data provável do parto. Após a sexta semana, ainda é possível ouvir os batimentos cardíacos do embrião.

Entre a 11ª e a 14ª semana, pode ser realizado o exame de transluscência nucal. Por meio da ultrassonografia, o médico vai medir a espessura de um fluido entre a pele e a gordura da nuca do bebê. O resultado pode ajudar a detectar o risco de Síndrome de Down, anomalias cromossômicas, malformações e cardiopatias.

Quando realizada a partir da 12ª semana de gestação, a ultrassonografia também permite avaliar as condições do colo do útero e se há possibilidade de rompimento, causando assim o parto prematuro. Esse exame é indicado apenas em casos de gravidez com alto risco de prematuridade, como na gestação de gêmeos.

A ultrassonografia morfológica, geralmente feita entre a 18ª e 24ª semanas de gestação, permite a avaliação da formação do bebê, estimativa de seu peso e, dependendo do equipamento usado, até mesmo a observação de traços faciais.

O número de ultrassonografias solicitadas durante o pré-natal varia de acordo com cada paciente e a conduta do obstetra.

Faça seu acompanhamento, converse com seu médico e, sempre que precisar, conte com a Clínica São Matheus, que realiza todos os exames de ultrassonografia indicados no pré-natal, proporcionando à gestante e ao bebê mais saúde e segurança durante a gravidez.

Publicado em: 17/01/2018
Diretor Técnico
Dr.Maurício Fogliatto Zacarias
CRM/GO 13525
Radiologia e Diagnóstico por Imagem - RQE Nº 7665
Copyrights © 2016 - Clínica São Matheus - Diagnósticos por Imagem